Sem verba, Governo do Estado descarta implantação do AME + em Guarulhos

Ivanildo Porto

Antônio Boaventura

Mesmo com a autorização do ex-governador Márcio França (PSB), no ano passado, a implantação de unidade do programa AME Mais (Ambulatório Médico de Especialidades) em Guarulhos foi descartada pelo governador João Doria (PSDB). De acordo com o Governo do Estado, não existe previsão orçamentária em 2019 implantar o projeto.

A implantação da AME Mais dependia da conclusão de projeto no local indicado pela Prefeitura. Em audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Ana Kantzos, secretária de Saúde, revelou que a municipalidade entregou a documentação necessária, inclusive o projeto, e que a mesma seria instalada em um terreno do Governo do Estado,  no Parque Cecap.

Saúde

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. Em reunião do Conselho Técnico, foi argumentado que os munícipes de Guarulhos podem ser atendidos pela AME da cidade de Mogi das Cruzes.

O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo e desde 2015 o Governo do Estado tem investido para transformar todas as suas unidades em AME Mais, que são ambulatórios que possuem centro cirúrgico e Hospital Dia para pequenas e médias cirurgias.

“Em reunião do Conselho Técnico Administrativo (CTA) foi apresentada pela Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde proposta com relação a novos AME, na qual concorda ser justificável a implantação em Guarulhos como referência para a região do Alto Tietê. Entretanto, não há previsão orçamentária para 2019”, diz o documento assinado por Paula Tanaka, diretora do Grupo de Planejamento e Avaliação, da Secretaria de Saúde do Estado.

 

 

RESPONDER

Digite um comentário
Digite o nome por favor