Da Redação
O decreto de permissão de uso de áreas de propriedade municipal à Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) foi assinado nesta terça-feira, 28, pelo prefeito Jonas Donizette, na Sala Azul. O decreto compreende duas áreas no Parque Itália: uma de 1.209 metros quadrados e parte de outra área, com 3.772 metros quadrados.
Essas áreas já são utilizadas pela associação, que pretende ampliar ações de tratamento e prevenção do câncer bucal e atendimento à população carente, instalar um núcleo do programa Brasil Sorridente, uma escola técnica de higiene bucal e um centro radiológico comunitário.
Os trâmites para a permissão de uso dessas áreas tiveram início em 2008. Segundo o presidente da associação, Fernando Biolcati Chiantia, é uma honra poder regularizar essas áreas. “Que possamos duplicar esses 93 anos com esse caráter assistencialista àqueles que necessitam da odontologia e aos colegas que precisam se especializar e se atualizar, ao atendimento à população e a parceria com a Prefeitura que é quem nos agracia com esse decreto”.
Histórico
A Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) foi fundada em 1926 unindo cirurgiões-dentistas da região para defender os interesses profissionais da classe e prestar atendimento odontológico à população carente. A entidade é responsável pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), que ministra treinamentos em todas as especialidades da odontologia, além de promover palestras e eventos.
Por meio dos cursos do centro de treinamento e capacitação da ACDC são realizados atendimentos aos pacientes encaminhados pelos centros de saúde nas especialidades de cirurgia, dentística, endodontia, halitose, implantodontia, ortodontia, ortopedia, periodontia, prótese e outros.
Todos os atendimentos ocorrem em clínicas projetadas com tecnologia de ponta e estrutura de altíssima qualidade. Exemplo disso são os microscópios e oxido nitroso disponíveis em todas as clínicas. Nos últimos dez anos a entidade realizou 121.426 atendimentos.