Prefeitura de Guarulhos cobra sindicato na Justiça contra greve de ônibus

Reprodução TV Globo

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos irá entrar com representação contra o Sincoverg (Sindicato dos Condutores) pelo descumprimento de medida judicial que determinou a circulação de 70% da frota na rua, entre 5h e 8h, nesta sexta-feira, primeiro dia de greve da categoria, 10.

Nesta quinta-feira, 9, o Tribunal Regional do Trabalho determinou a circulação de pelo menos 50% da frota durante a greve e 70% nos horários de maior movimento no início da manhã e fim da tarde. 

O governo municipal liberou os corredores de ônibus para o tráfego de veículos em geral. 

Impacto

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, 66 linhas que servem, diariamente, 367 mil passageiros foram afetadas. O Sincoverg (sindicato dos motoristas de ônibus) cobra reajuste salarial para a categoria e a manutenção dos empregos, mas não chegou a um acordo, ainda, com as empresas de ônibus. 

Estratégia

Entre as medidas emergenciais para reduzir os efeitos da greve, a frota de permissionários (microônibus) foi reduzida e opera hoje como ocorre aos sábados, exceto as linhas que terão funcionamento normal, como são os casos das 486 – Soberana / Terminal São João;  480 – Parque Santos Dumont / Terminal Taboão; 785 – Parque Piratininga / Terminal Pimentas; 383 – Recreio São Jorge / Terminal Taboão;  488 – Circular Aeroporto; e 483 – Marmelo / Terminal São João.

No restante, toda a operação é regulada pela demanda de passageiros e dividida por eixos: Parque Continental/Centro com 11 carros (intervalo de 7 minutos); o Terminal Pimentas/Cecap, 18 (7 minutos), enquanto Cocaia/Centro, 12 (6 minutos de intervalo) , o Terminal São João/Cecap, 15 veículos para servir os usuários (intervalo de 6 minutos); o Terminal São João/ Centro, 17 (intervalo de 7’); o eixo Vila Galvão/Centro, 9 (intervalo de 6’); o Shopping Internacional/Centro, 10 (intervalo de 7 minutos); e, Terminal Cecap/Centro, 11 veículos (intervalo de 4 minutos).

 

RESPONDER

Digite um comentário
Digite o nome por favor