Da Redação
A Prefeitura de Campinas realiza mais uma edição da Operação Inverno para socorrer a população em situação de rua, em especial durante a noite. Até o final de setembro, o horário noturno para abordagem dessa população foi ampliado em duas horas, com o encerramento passando de 22h para meia-noite.
Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), a Operação Inverno acontece todos os anos entre os meses de maio e setembro. Segundo os coordenadores, o trabalho tem como objetivo acolher as pessoas em situação de rua e suprir suas necessidades imediatas, facilitando o acesso emergencial aos serviços da rede de proteção do município.
Durante a vigência da Operação, as equipes do SOS Rua, ONG conveniada com a Prefeitura para abordar essa população, intensificam suas ações, percorrendo os itinerários conhecidos por concentrar pessoas que vivem em situação de rua. Os atendidos recebem medidas protetivas de orientação, acolhimento ou encaminhamento aos serviços.
A abordagem social, que normalmente ocorre todos os dias das 8h às 22h, é ampliada até às 24h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, é realizada das 18h às 24h.
Albergue
O Albergue Municipal – Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante) funciona 24 horas. No inverno, o equipamento flexibiliza os seus critérios de atendimento, passando o horário de entrada espontânea, que normalmente termina às 20h, para 23h. Depois desse horário, por medida de segurança, a unidade acolhe as pessoas que são encaminhadas pelos serviços de abordagem social.
Além do pernoite, o Samim oferece jantar, café da manhã e material de higiene pessoal. Dependendo das necessidades individuais, o Serviço também oferece encaminhamento para outros órgãos da rede municipal, onde o acolhido poderá obter ajuda para, entre outras providências, obtenção de documentos pessoais, cursos profissionalizantes, atendimento médico.
Desde o início da Operação Inverno deste ano, o SOS Rua já forneceu mais de 1,7 mil cobertores para os atendidos que recusam acolhimento e optam por permanecer na rua.
Para solicitar atendimento às pessoas em situação de rua que requerem cuidados, principalmente durante as noites mais frias, o interessado deve ligar para o SOS Rua (19) 9.9984.6496 até às 21h.