Da Redação
Uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, nesta segunda-feira, 27, pode encerrar a greve dos funcionários públicos de Guarulhos. O encontro vai reunir representantes da Prefeitura e do Sindicato do Servidores (Stap). Há outra reunião marcada, se não houver acordo, no Tribunal de Justiça, na quinta-feira, 30.
A greve dos servidores começou na quinta-feira, 23, em protesto pelo reajuste salarial oferecido pelo município. Em nota, a Prefeitura não informou qual foi a adesão à greve, mas garante que manteve os serviços prestados.
Em escolas, onde a ausência de cozinheiras impediu o preparo de refeições, os alunos receberam a merenda seca. Em três unidades de saúde, ocorreu acréscimo no tempo de espera dos pacientes devido à diminuição no número de funcionários. Em outras quatro, houve problemas na distribuição de medicamentos à população.
Na sexta-feira, 24, a Prefeitura fez uma nova proposta à categoria, que já havia rejeitado outras três anteriormente. Desta vez, propôs reajuste de 2% a todo o funcionalismo, divididos em 1% em maio e outro 1% em agosto. O Vale Refeição/Alimentação e a cesta básica (para funcionários que recebem até R$ 3.400,00 por mês) seriam reajustados pelo índice do Dieese (4,7%). A administração também abonaria os dias parados. No entanto, em assembleia, os servidores rejeitaram a proposta.