Da Redação
O Hospital do Servidor Público Municipal, localizado na Zona Sul da Capital, está passando por uma fase de revitalização. As reformas começaram em abril deste ano, com o conserto do vazamento em uma das caldeiras e, em seguida, outras benfeitorias.
Entre as mudanças está o reparo do vazamento nas autoclaves (aparelhos utilizados para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares) e a instalação de novos canos de cobre. A nova rede encontra-se em funcionamento e está na fase de acabamento dos reparos nas paredes. Áreas do hospital que não contavam piso tátil, importantes para este tipo de estabelecimento, agora contam com este benefício.
O telhado do setor das caldeiras foi consertado, assim como um tomógrafo e um dos elevadores. Uma das caldeiras, que estava desativada, começou a ser reparada. Houve ainda a instalação de chuveiro no banheiro do SAMU.
A área do Serviço de Nutrição e Dietética será contemplada com novos sistemas de exaustão, rede de esgoto e água fria. Serão instaladas bancadas de serviço e substituídas as instalações elétricas, pisos e paredes. As obras têm previsão de término em nove meses.
As câmaras frigoríficas serão reformadas, assim como o almoxarifado e o estoque de alimentos. O local será isolado da cozinha. Está em andamento a contratação, em caráter emergencial, de empresa para prestação de serviços de nutrição e alimentação hospitalar pelo período de seis meses. O valor estimado do contrato é de R$ 4.433.547,60 e prevê o fornecimento de dietas gerais e especiais – destinadas a pacientes e acompanhantes.
Organização
O material médico hospitalar que estava fora de uso foi removido e teve a destinação correta. Os itens que não são mais utilizados foram encaminhados para o Departamento de Suprimentos DGS-12 e Ecopontos, da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Macas e cadeiras de rodas foram retiradas dos corredores do Pronto-Socorro Adulto e das enfermarias. Assim como foi retirado o mobiliário que aguardava manutenção. As peças foram encaminhadas para um depósito onde serão recuperadas para uso posterior.
Projetos
Estão sendo confeccionadas novas placas sinalizadoras para indicar os setores da unidade e proporcionar autonomia aos usuários.
As reformulações na unidade hospitalar também contam com vários projetos. O primeiro deles é para a construção de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida na entrada do equipamento. O segundo tem como objetivo a reorganização do material do almoxarifado e, o terceiro, a ativação de uma área para equipe de enfermagem.