Wellington Alves
A situação política no Brasil é caótica. A antiga polarização PT e PSDB foi substituída, em grau de ódio estratosférico, para os apoiadores e opositores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Fake News têm tomado as redes sociais e prestado um grande desserviço para a população. E o pior: as pessoas não tomaram consciência da importância de acompanhar as políticas públicas de perto.
A Free São Paulo tem um histórico de compromisso com os paulistas. Foi o primeiro veículo a denunciar as mazelas do Partido dos Trabalhadores, em 2012, antes da condenação no Mensalão, do surgimento do Petrolão e do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). E agora a revista entra em uma nova fase, plenamente digital, mas ainda comprometida com o jornalismo investigativo e a seriedade na informação, no intuito de ajudar a formar consciências.
Nesta quarta-feira, 8, trouxemos reportagem que revela que, dentre os 645 municípios paulistas, apenas 42 cumprem devidamente as regras orçamentárias. Ou seja, gastam o que arrecadam e, com isso, podem investir de maneira mais eficiente nos serviços públicos.
As grandes cidades, que deveriam dar exemplo, são as que apresentam os maiores déficits. Isso representa, a médio e longo prazo, redução de investimentos, além de saúde, educação e segurança pública ineficientes. Especialistas consideram que é necessário tomar medidas urgentes, mas a reversão deste quadro será possível apenas após longo período de ajuste.
Essa reportagem lança uma nova fase da Free São Paulo. Focada nos municípios paulistas. Queremos mostrar as mazelas que ocorrem em todo o Estado, nas diferentes cidades, além dos confrontos políticos que envolvem a Assembleia Legislativa de São Paulo e o Palácio dos Bandeirantes. Fique conosco. Contamos com você nesta nova história.