Você é mutuário da Cohab e está com as parcelas da sua unidade habitacional pendentes e quer regularizar sua situação? Saiba, então, que há dois locais onde é possível atualizar seu contrato e não perder seu imóvel. O primeiro deles é a Central da Habitação, na Avenida São João, 299, no Centro da cidade. O segundo é o posto da Subprefeitura Cidade Tiradentes, na Rua Juá Mirim, s/nº, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Em ambos os endereços, onde o atendimento é feito das 8h30 às 16h, é preciso levar a documentação do imóvel e documentos pessoais, como R.G e CPF. Em caso de terceiro, é recomendado, também, apresentar uma procuração.
A negociação permite a quitação total do imóvel – com a possibilidade de assinatura do contrato definitivo de alienação fiduciária (novo contrato assinado pela Prefeitura) – e o parcelamento da dívida. Neste caso, o mutuário que estiver inadimplente pode aderir ao plano de renegociação, pagando uma parcela vencida e uma segunda, do mês atual. Desta forma estará quitando, simultaneamente, duas prestações. Quando estiverem faltando apenas três parcelas atrasadas, a pessoa é chamada para assinar o contrato de alienação fiduciária.
Com este acordo, o inadimplente passa a adimplente. No momento em que todas as prestações pendentes estiverem quitadas, apenas a parcela do mês deverá ser paga, até a alienação fiduciária.
A parceria entre a Cohab e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) permite a renegociação imediata de 11.831 contratos inadimplentes que podem gerar retorno de R$ 48.409.205,46 aos cofres públicos.
Convocações
Quem deixa de liquidar as prestações a partir de três meses é convocado por meio de carta registrada, com o timbre da Justiça.
Foi o que aconteceu com Eliane Oliveira de Andrade, que esteve em Cidade Tiradentes na última quarta-feira, 1, para acertar os pagamentos do seu imóvel.
“Essa é uma oportunidade de colocar minha vida financeira em dia. Fui muito bem atendida, me explicaram tudo com detalhes e ainda tenho 60 dias para começar a fazer o pagamento. Vou conseguir quitar minha casa com tranquilidade”, afirmou.
A expectativa da Cohab com a ação em Cidade Tiradentes é recuperar R$ 16.889.621,59, com a renegociação de 1.800 contratos.
Os acordos são de extrema importância tanto para a Cohab quanto para o mutuário, pois permite a possibilidade de resolver a situação sem a necessidade da judicialização do processo, evitando custos processuais/jurídicos e a oportunidade de retorno do fluxo de caixa para a Prefeitura.